sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Projeções para a Dupla

O mês de agosto vai chegando ao fim e o campeonato brasileiro começa a definir a realidade dos clubes em 2008. Título, libertadores, sul-americana e fugir do rebaixamento são os objetivos traçados; partindo desse pressuposto e somando-se ao fato de que a janela de agosto está terminando e dificilmente os times mudarão significativamente, é possível fazer algumas previsões. Acompanhando o bem-aventurado post abaixo, sejamos bairristas e analisemos as possibilidades da dupla.
Comecemos com o tricolor, que lidera o certame com uma boa vantagem de cinco pontos. Assisti à derrota gremista ontem por 2 x 1 para o Flamengo e não vi nada demais. Há setores da torcida e da imprensa que já começam com alguma chiadeira em relação ao desempenho do time, com a qual não concordo. Vi um bom jogo de futebol, um embate entre dois bons times, e me parece que as dimensões do Maracanã fizeram a diferença. O time gremista não é rápido, joga mais cadenciado. Além disso, marca sobre pressão. Pois o tamanho do campo de jogo carioca influenciou negativamente esses dois aspectos da mecânica de jogo tricolor. Ainda assim, o Grêmio poderia ter saído do Rio com um empate se sua zaga não tivesse falhado no segundo gol, ao final do jogo. Entretanto, não há motivos para pânico. Palmeiras e Cruzeiro perderam na rodada e a distância continua em cinco pontos. Confortavelmente instalado na primeira posição, o Grêmio tem gordura pra queimar e parece que o fez na hora certa. Não voltará a perder desta forma, penso.
Quanto ao Internacional, conseguiu uma grande vitória contra o Palmeiras por 4 x 1. Depois de um começo esdrúxulo, a equipe colorada superou as expectativas e virou o jogo, passando por cima de erros gritantes da arbitragem e das críticas. Alex deu novo ânimo ao time; D'alessandro está mostrando a que veio; Magrão deu mais qualidade na saída de bola; por fim, Guiñazu, soberbo, esplêndido, extraordinário. O argentino veste a camisa e dá a vida em campo. Mantê-lo no elenco foi a maior contratação do Internacional na temporada. Contudo, apesar de alguns destaques individuais, é nítido que a equipe não tem entrosamento e nenhum senso tático. A defesa colorada é totalmente desorganizada, o meio não funciona e o ataque perde muitos gols. Não há campanha que suporte tantos erros. O Internacional está pagando o preço pela falta de profissionalismo do Abel e pelos erros de uma direção prepotente, que ainda se acha campeã do mundo e se esqueceu que futebol se faz com resultados imediatos, sempre. Infelizmente, quando as coisas se acertarem, será tarde demais e o ano estará perdido, mais uma vez, como foi em 2007. Vitório Píffero: quando irás aprender que futebol é repetição de time e que transformando o Internacional em um balcão de negócios inviabilizas esta prática? Quem continua pagando a conta é a torcida colorada. É de se esperar, pelo menos, um final de ano digno, terminando a competição com bom futebol e vitórias.
P.S.: meus P.S.'s já estão virando regra, mas enfim: alguém, por favor, pega esse empresário do Nilmar, o senhor Orlando da Hora, e manda o sujeito para as Ilhas Faroe, por favor. O mais longe possível do Beira-Rio, de preferência.

4 comentários:

vinícius disse...

under the dog star sail
over the reefs of moonshine
under the skies of fall
north, north west the stones of Faroe.
(?)

---
garfearam vocês duplamente, hoje. aí nem dá pra sacanear direito. é foda.

Unknown disse...

ta foda nosso time hein stefan... hahah! q merda, ainda por cima nos robam em pleno gigante duas semanas consecutivas! assim nao tem condicoes!
Jah o greminho vo te contar, se nao eh a arbritragem a ajudar eles se borram no fim do jogo! sacanagem!
abs!

Leandro Fonseca disse...

O Grêmio, já desisti, é campeão. O Inter? D'Alessandro não d'alessou coisa nenhuma. Daniel Carvalho tá mais gordo do que eu. Não dá pra montar um time inteiro (junto com comissão técnica e preparador físico) no meio de um campeonato e querer algo que preste de imediato...

vinícius disse...

po. ainda tem colorado reclamando da arbitragem gremista? vamos contabilizar os gols impedidos do nilmar. que tal?

PAREM DE CHORAR.