quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Jeitinho brasileiro


Pela pertinência do tema, tomo a liberdade de compartilhar com os leitores do blog o desabafo acerca da sociedade brasileira, feita pelo meu irmão. O Fábio era amigo do rapaz morto na festa ocorrida na ASFINTER no fim de samana passado. Então, utilizo este espaço para dividir com vocês o texto.

Jeitinho brasileiro - 23/10/2008

Essa semana vimos inúmeras tragédias acontecerem no país, tudo começou com o seqüestro da menina Eloá em Santo André, depois para a trágica morte causada por uma bala “perdida” sobre um estudante de direito na asfinter em Porto Alegre. Assistimos ao vivo em rede nacional a incompetência da policia brasileira, o controle que o crime tem sobre o Brasil e a total falta de segurança que assombra a todos.
Tento não culpar Lindemberg ou a policia, até mesmo o covarde que atirou três vezes em direção a uma festa com 3 mil pessoas. Culpo a nós mesmos. A sociedade Brasileira continua crescendo e junto com ela, também a sua violência e impotência da população que vê suas vidas serem tiradas pelas armas de criminosos. Vivemos em um país sitiado pelo crime. Pensávamos que tiros e balas perdidas eram fatos que somente aconteciam nos bailes funks das favelas do Rio de Janeiro, mas agora sentimos na pele que também estamos sujeitos a isso até mesmo nas festas em que freqüentávamos na cidade, poderia ter sido qualquer um, até eu. Atribuo o causador de todos esses problemas, não somente a falta de policiais, que mal pagos, mal treinados e sem recursos não possuem capacidade de combater o crime nas principais cidades brasileiras, mas principalmente a educação que nossa sociedade passa para seus filhos. Crescemos com a idéia de que o brasileiro é malandro, que sempre faz as coisas pelo lado mais fácil, onde passar os outros para traz não é defeito, e sim qualidade, o velho “jeitinho Brasileiro”. Esse jeitinho que faz o Robinho pedalar e nossas mães chorar.
O Brasil é um país lindo, geograficamente perfeito, temos ouro, água, petróleo e estamos distantes dos desastres naturais, porem, não percebemos o verdadeiro problema, o seu povo. Temos tudo nas mãos mas não sabemos usar, fazemos mal feito, de qualquer maneira com muita malandragem e pouca competência. Onde estão os políticos de verdade? Talvez ocupados descobrindo um novo golpe para desviar dinheiro para suas cuecas imundas. Por que esse congelamento intelectual? Onde estão os Getúlios e bons políticos? Vejo um futuro negro para a nação, a ausência de governantes que ao invez de usar seus cargos como uma forma de melhorar o país, usufruem deles apenas para visibilidade própria ou um bom salário. Até quando vamos eleger Tarcisos, Brasinhas, Greminhos e gaúchos da copa? É esse é o Brasil, onde somos malandro e tudo é piada até política.
Infelizmente estamos virando uma nação acostumada com a incompetência, onde as mortes e os crimes viraram apenas mais uma manchete de jornal na semana, que nos próximos dias será substituída por outro escândalo ou perdera espaço para mais um drible de Robinho. Até quando vamos morrer jovens, seja da arma de um bandido ou policial corrupto? Quando vamos nos preocupar com o que realmente interessa? Enquanto não fazemos nada para mudar essa mentalidade continuamos lendo as mesmas tristes manchetes, mais um filho morto, mais um amigo morto. Esse é o ”jeitinho Brasileiro”.

Ass: Fabio Conceição

Um comentário:

Anônimo disse...

falo tudo meu. O pior é abrir o jornal todo dia e ver pelo menos 3 casos de jovens mortos a bala e pensar que se foi mais um "igor", e quem é punido? ninguem!