sexta-feira, 3 de outubro de 2008

a aldeia.

infelizmente fui apresentado exatamente do jeito que eu pedi para não ser, pelo stefan. provavelmente vou frustrar as expectativas dele, tanto do extremismo quanto da freqüência. pelo menos ele me deu sinal verde pra eu mandar as maiúsculas às favas, coisa que ele diz que é uma marca registrada minha e que outro amigo meu diz que é marca registrada de todos publicitários, o que eu sou.

não deixa de ser oportunismo eu aproveitar (?) logo um repé de goleada pro inter pra postar sobre isso. portanto, antes de mais nada: não, eu não estou me referindo ao jogo de domingo. nem vou citar a análise do jogo, porque eu concordo 100% com o thiago (?!), mesmo achando que foi, sim, pênalti. não mudaria nada, mas foi pênalti.

enfim.

identidade cultural é uma coisa que faz balançar o rio grande do sul entre dois países: o brasil e a hermanolândia. quem nos chama de argentinos tem lá seus motivos, e não falo aqui dos gremistas, mas sim dos gaúchos em geral. imagino que isso possa provocar a ira de alguns colorados, mas não me refiro ao comportamento das torcidas, e sim à verdadeira origem do gaúcho. e não é por menos: tordesilhas custou a nos colocar no lado português da américa latina.

bairrismo, então, é uma questão forte pra nós. acima do rio - não o de janeiro, mas o mampituba, mesmo - é tudo baiano. e é uma questão forte pros baianos, também: algo a ser combatido. no fundo, tenho certeza que nos maiores momentos de raiva contra a nossa própria arrogância sulina, o brasileiro regular também tem saudades do separatismo. se safariam assim de engolir grossos como o dunga de 94 e o felipão de 2002.

eu tenho medo da paranóia. juro que me seguro pra não sair bradando que estão, mesmo, roubando de nós. e é difícil saber se a merda é sincera ou não, porque não depende de ti, e teoria da conspiração é o que não falta nesse mundo.
mas uma hora a diarréia sai. são anos, já. quem é mais velho que eu jura que eu sou piá nessa história, quando digo que aturo o grêmio sendo roubado desde 96. e eu acho que eles têm razão. eu só não aturo há mais tempo porque eu passei a gostar de ver futebol quando morei fora do país, entre 93 e 95. nunca vou me esquecer da semifinal da copa do brasil de 96, gol do jardel com um zagueiro palmeirense dentro do gol. anulado.

2005 ajudou, mas em termos. ainda acho emocionante que alguns colorados não admitam a possibilidade de haver maracutaia. por exemplo, nunca vi ninguém concordar comigo com a idéia de que o inter praticamente garantiu o título são-paulino no brasileirão de 2006: um time que tinha investido tanto naquele ano não poderia ficar sem uma taça importante, e já que o bi mundial consecutivo havia morrido, tinha que se encontrar outro caminho. eu lembro de vários, mas vários mesmo, lances milagrosos a favor do tricolor paulista naquele ano, um jogo após o outro. e não foi só isso. a dupla gre-nal, que disputava o título aquele ano, foi sorrateiramente garfeada o tempo todo. o grêmio mesmo foi especialmente sacaneado no jogo contra o são paulo no olímpico, em outubro. o lance mais emblemático foi uma falta sobre o rafinha feita pelo último homem do são paulo, próximo à grande área. seria no mínimo lance pra cartão amarelo, mas a falta sequer foi marcada.

foi por causa daquele lance que eu comecei, na "minha" coluna do semcaneleira.com, a me referir ao campeonato que a dupla gre-nal jogava como Brasileirão Plus, uma edição especial do Campeonato Brasileiro, com nível de dificuldade maior. e é por causa de vários lances da mesma família daquele que este ano eu estou tendo que perder o medo de incorrer na paranóia e dizer de novo: estamos sendo roubados.

foi foda ficar sabendo que domingo à noite, no terceiro tempo, da band, o milton neves foi "intimado" pelo godói e o marcelo tas, do cqc, a revelar aquilo que o evandro román disse a ele nos bastidores sobre o grêmio. a frase, pelo que consta, seria "eles não vão deixar o grêmio ganhar. e nem chegar à libertadores. 5º lugar já tá bom pra eles". como eu disse, não acredito que houve roubo no grenal, mas nos dois jogos anteriores houve claras negligências ao tricolor.

até pouco tempo atrás, eu ainda estava vendo que havia erros pra mais e pra menos. o grêmio com o gol ridículo contra o são paulo, em oposição a uma série de jogos do início do campeonato (flamengo e santos, por exemplo); o inter e 3 ou 4 gols em impedimento, acho que todos eles do nilmar, em contraponto a lances ridículos como o pênalti contra o atlético paranaense. mas o brasileiro começou a chegar na reta final e a coisa começou a ficar preocupante. pra sorte dos baianos, fica mais fácil roubar de um time que apresenta queda de rendimento.

o Brasileirão Plus chega na sua edição 2008. é só mais uma coisa pra reforçar o sentimendo de que a gauchada joga o campeonato como um convidado indesejado, filhos bastardos. e pior: ousa estragar a festa. a aldeia dos gauleses, aquela maldita resistência, os caras que deveriam fazer parte de outro país.
pelo menos ver aquela quase-denúncia ao vivo na televisão trouxe um alívio: não somos paranóicos. somos apenas otários. não sei mais se isso é melhor ou é pior.

Um comentário:

Leandro Fonseca disse...

Texto muito grande e sem figuras. Não li. Se bem que não adianta muita coisa colocar uma figura da Luciana Genro num texto pra eu ter vontade de ler o que está escrito!