terça-feira, 7 de outubro de 2008

Fogaça, Douglas Costa e Clemer

O Rio Grande do Sul viveu um fim de semana cheio. Os gaúchos foram às urnas e escolheram seus representantes políticos municipais, ou, como aconteceu em algumas cidades, definiram quais candidatos disputarão a finalísima. Rio Grande (big) manteve a "dinastia" Branco, enquanto na capital, a tendência se concretizou. Fogaça e Maria do Rosário irão disputar o 2º turno. Entretanto, não vislumbro, pelo menos por enquanto, chances de vitória da candidata petista. A votação feita pelo atual prefeito foi avassaladora. Fogaça obteve incríveis 43% dos votos dos porto alegrenses, uma vantagem sensacional, praticamente garantindo seu segundo mandando, tendo em vista que, quem votou no candidato do PMDB não vota, com certeza, em Maria do Rosário, do PT. Basta agora aguardarmos as tão esperadas alianças políticas para o segundo turno, o que definirá quem vai sair campeão do pleito.

Um pouco antes, no sábado à tarde, o Grêmio voltou a vencer, com as calças na mão, diga-se de passagem. Mas o fato mais relevante deste jogo foi a estréia de Douglas Costa. Promessa gremista. Um pouco tímido, mas quando tocava na bola ficava claro a sua diferença perto dos outros 21 jogadores em campo. Não foi a toa que o "neguinho" fez o gol de empate, e armou todas as jogadas perigosas do Grêmio. É pouco ainda para dizer se será um craque, haja vista as inúmeras estrelas que surgem e acabam não vingando. Mas, depois de uma derrota terrível sofrida domingo passado, o torcedor gremista viveu um sábado mais leve e voltou a ter esperança na conquista do tri campeonato, ao mesmo tempo em que viu surgir um possível craque.

Encerrando os personagens do fim de semana, não há como passar batido o maior goleiro da história colorada. Sim, é ele, Clemer! Me impressiona o fato de que depois de, sei lá, 20 anos de carreira, ainda não se sabe se Clemer é (foi) um bom ou ruim guarda metas. Clemer é capaz de defender uma bomba de Deco no ângulo, na final de um mundial, mas também é capaz de chutar nas costas de Dimba e a bola entrar em seu gol. Clemer é capaz de fazer defesas milagrosas e logo em seguida chutar de rosca para trás e fazer um gol contra bizonho. Neste sábado, Clemer protagonizou, juntamente com Índio, seu coadjuvante na lambança, um dos momentos mais bizarros dos últimos anos, talvez o lance que tenha definido a partida, uma vez que naquele momento o Inter vencia o jogo por 1x0. O Coritiba empatava ali e terminaria vencendo o jogo de 4 x 2, dificultando muito o sonho vermelho de disputar a Libertadores de América no ano de seu centenário.

Fogaça, Douglas e Clemer, os personagens do final de semana gaúcho!

Nenhum comentário: