sábado, 11 de outubro de 2008

Funil

O campeonato brasileiro está chegando ao seu final. Faltando nove rodadas, a tabela de classificação mostra o Grêmio em primeiro lugar, seguido de perto pelo Palmeiras e ,um pouco mais longe, pelo Cruzeiro e pelo São Paulo. A diferença do Grêmio para o São Paulo é de apenas quatro pontos. Isso mostra o quão equilibrado está o certame; desde o advento dos pontos corridos, este é, sem dúvida, o embate mais emocionante. Dessa forma, passo à análise individual dos quatro postulantes ao título do campeonato de futebol mais importante do país.
O Tricolor gaúcho, ao meu ver, é o favorito. Digo isso baseado em situações empíricas que julgo favoráveis aos Azuis. A primeira delas é o técnico Celso Roth; sem inventar, colocando o jogador apropriado para cada posição, mesmo em caso de lesão, o comandante é responsável direto pela organização tática da equipe. O segundo fator importante é a competência da direção. Os cartolas disponibilizaram uma fartura de bons jogadores e acrescentaram mais qualidade com garotos vindos das categorias de base. Maior exemplo disso é Douglas, que entrou no time para não sair mais. Em terceiro lugar, destacaria o fator sorte. Não sou fiel à teoria de que todo sucesso se deve ao acaso, mas me sinto obrigado a reconhecer que o Grêmio, no campeonato brasileiro, está com "sorte de campeão", citando o jargão futebolístico. O fato mais representativo dessa situação é a tabela de jogos. Após ser constrangedoramente goleado no clássico, o Tricolor, no seu momento mais difícil, aonde precisava renascer das cinzas, mostrou possuir uma afortunada estrela. Dois jogos em casa, o primeiro contra um Botafogo desestabilizado e sem o seu artilheiro e depois uma partida fácil contra um irreconhecível Santos foram suficientes para relançar o Tricolor ao primeiro posto. Além disso, na próxima rodada, o Grêmio pega a Portuguesa, candidata ao rebaixamento, enquanto São Paulo e Palmeiras se enfrentam. Não há demérito nenhum nisso, pelo contrário; futebol é momento e quando o Grêmio mais precisava de jogos fáceis e do apoio de sua torcida, aconteceu. Sorte dos Azuis que ganharam os dois jogos e voltaram à primeira posição.
Serguindo a tabela, encontra-se o Palmeiras de Wanderley Luxemburgo, a mais perigosa ameaça ao sonho gremista. Com um elenco caro e contando com os serviços do melhor treinador do país, os Verdes jogam o melhor futebol do país, ao meu ver. Entretanto, se quiser sair vencedor em dezembro, o Palmeiras precisará aprender a ganhar fora de casa, algo que não vem conseguindo fazer ao longo deste campeonato. O empate contra o Figueirense no meio de semana foi sintomático.

Quanto ao Cruzeiro, confesso que é uma incógnita pra mim. Os poucos jogos que assisti da Raposa neste ano foram muito claros ao mostrar uma equipe nada mais do que média. Não compactuo com a opinião de que Guilherme é um craque, por exemplo. Mesmo assim, ao estilo mineiro, o Cruzeiro vai angariando bons resultados e ocupa a terceira posição.
Em quarto lugar aparece o São Paulo do nosso velho conhecido Muricy Ramalho. Bom e velho Muricy; quem começou a conquistar os grandes títulos de 2006 do Internacional foi ele e seu grande trabalho no Colorado. Mas isso é papo para outro post. Em se tratando de Tricolor paulista, acredito no potencial deste time. Deve incomodar nas últimas rodadas; não faz muito estava uns dez pontos atrás do líder. Agora são somente quatro. Se Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro vacilarem, podem apostar que os são-paulinos faturam.
Portanto, é fácil observar que a briga será acirrada até o final da competição. A medida que o campenato afunila, poderemos ter uma visão mais clara do campeão. Joguem suas fichas!
P.S.: o Gre-nal foi apenas um lampejo de bom futebol; esse Internacional é o mesmo que tomou quatro do quase-rebaixado Vasco da Gama e perdeu do glorioso Ipatinga.

3 comentários:

Leandro Fonseca disse...

O SÃO PAULO será campeão brasileiro em 2008. Tenho dito.

vinícius disse...

o STJD será campeão brasileiro em 2008.

BRUNO disse...

Ou melhor, o STJD será BI CAMPEÃO