sábado, 29 de novembro de 2008

Penúltima Rodada

Com exceção dos clubes que se situam no limbo, ou seja, no meio da tabela, sem ter mais muito o que fazer no campeonato, a não ser que uma "motivação extra" (leia-se "mala preta") se faça presente, a penúltima rodada reserva jogos interessantes tanto na ponta de cima quanto de baixo da classificação. São Paulo x Fluminense, Ipatinga x Grêmio, Cruzeiro x Internacional, Vitória x Palmeiras e Flamengo x Goiás compõem as partidas mais emocionantes, as quais encaminharão a definição do campeão e dos classificados à Copa Libertadores/2009.
O Tricolor paulista, com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder Grêmio, encara o Fluminense em casa. Praticamente livre do rebaixamento, o clube das laranjeiras não tem mais muitas pretensões no campeonato, porém sempre é um adversário difícil, já que conta com jogadores do porte de Wellington Monteiro (O que estão olhando? É um campeão do mundo, oras!). O São Paulo, motivado, com o melhor time do Brasil e o melhor técnico, tem tudo para conquistar o campeonato neste domingo.
Em Minas Gerais, o Grêmio junta os cacos da humilhante goleada que sofreu em Salvador no último final de semana. Apesar da iminente crise interna e da baixa auto-estima acumulada, a fragilidade do adversário e o quase-rebaixamento ensejam uma vitória tranqüila gremista. Vencer em Minas, aliás, dá ao Grêmio o direito de estar em um grupo facílimo na próxima Libertadores, disputando duas vagas com clubes muito inferiores. Isso se faz necessário, já que o Tricolor Gaúcho jogou fora o título do campeonato, depois de liderar por 17 rodadas.
A Raposa vem a Porto Alegre enfrentar o desinteressado Internacional. Os gaúchos estão com as suas atenções voltadas à final da Sul-Americana; dessa forma, é impertativo prever os três pontos para os mineiros. Entretanto, o Cruzeiro é um time de incógnitas; ao mesmo tempo em que faz três a zero no bom time do Grêmio, perde, inexplicavelmente, muito fora de casa. De tal sorte, a lógica ensina que os mineiros vencerão, mas o imponderável (ou a ruindade) parece pairar sobre o céu de Adílson Batista.
O Palmeiras de Luxemburgo visita o papa-aspirantes-ao-título Vitória. Ressabiado com as agressões que sofreu dos torcedores palmeirenses, o técnico parece não ter mais motivação para chegar à Libertadores. Mas o Luxemburgo é sempre o Luxemburgo; os que duvidam dele poderão se surpreender. O maior vencedor dos pontos corridos merece, no mínimo, respeito dos seus adversários. Porém, de longe, o Palmeiras é o clube que terá o desafio mais árduo, definitivamente.
Por fim, o Flamengo, do agressivo cartola Kléber Leite, enfrenta o Goiás no Maracanã. Fico impressionado com a arrogância e intransigência do clube carioca. Como se já não bastasse todas as benesses que desfruta (remarcação de jogos para o Maracanã, quotas de televisão mais altas, grande influência na CBF,...), o clube carioca tenta destruir a carreira do melhor árbitro do Brasil, Carlos Simon, mesmo depois de provada a inexistência do pênalti sobre Diego Tardelli. À parte disso, os cariocas devem vencer os goianos no Maracanã, empurrados pelos seus torcedores.
É isso camaradas. Bom final de semana para todos.
P.S.: parece que quarta-feira já terei um motivo para voltar a falar do Internacional...

4 comentários:

Leandro Fonseca disse...

Quarta é bicampeão da América e deu pra bola! hehehe

BRUNO disse...

Quarta é o inter, RUMO A COPA SURUBA!!! mais um título que o grêmio não tem.

Anônimo disse...

Essa Copa Suruba, se joga com os reservas também?

vinícius disse...

ouvi dizer que o inter usará o time profissional titular na copa são paulo, em janeiro. agora é ganhar TUDO.