segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O "Duda Mendonça" Colorado

De fora de todas as disputas relevantes do principal campeonato nacional, o Internacional, que há dois anos se preparava para o mundial de clubes, volta todas a suas atenções para a copa sudamericana. Até aí tudo bem, já que não há mais pretensões no brasileirão deste ano. Entretanto algumas questões devem ser analisadas. Infelizmente, a copa sul-americana (que já foi taça conmebol, supercopa e copa mercosul) nunca conseguiu ganhar o coração dos torcedores do nosso continente. A intenção é que a sul-americana equivalesse a copa da UEFA, que na Europa conta com grande prestígio. Na minha opinião, se a conmebol realmente quiser conferir a este torneio alguma valia, o campeão deve ser premiado com uma vaga para a Libertadores do ano seguinte. Pronto! Ou, quem sabe, modificar a data da disputa, trazendo-a para a mesma época em que se disputa a Libertadores. Nem a premiação é boa. Mas até hoje não ocorreram mudanças com a finalidade de abrilhantar a competição fazendo com que ela seja anualmente renegada pelos clubes. Entretanto, o Internacional está na disputa e assim como ocorreu na copa Dubaiana e na recopa, os marketeiros do Inter (vale ressaltar, muito competentes) estão tentando de tudo para fazer com que o torneio, agora, ganhe alguma importância. Deve-se notar que todos os times brasileiros, menos o Inter, colocaram os suplentes para a essa disputa. O Boca Juniors, eliminado pelo colorado, também disputou o torneio com os reservas, "detalhe" este que foi pouco lembrado pela imprensa gaúcha. Em suma: para a maioria dos clubes a sul-americana não é a prioridade, claro, até o momento em que não sobre nada mais para disputar. A questão é que do dia para noite, a antes renegada competição, uma vez que o próprio Inter colocou os reservas contra a U. Católica, passou a ser citada juntamente com termos do tipo “façanha", "guerra", "épico". Bem coisa do Duda Mendonça colorado. O mesmo que incrivelmente conseguiu fazer do "título" de Dubai contabilizável como "títulos do Inter de 2008".
A verdade é que a sul-americana, infelizmente, não vale absolutamente nada. Por incompetência da conmebol, conforme já referido. Mas, apesar disso, tenho certeza que no final do ano teremos uma grande final no Beira-rio, enfeitada pelo marketing competente do Inter, a ponto de ter alguns dirigentes bradando que o “épico” título conquistado na “guerra” da copa sul-americana vale mais que uma vaga para a Libertadores. E vai ter gente que vai acreditar! Palmas para o Duda colorado por mais essa "façanha". Ele merece.

5 comentários:

vinícius disse...

discordo sobre todas as maneiras de fazer a sula render alguma coisa. disputar ao mesmo tempo que a libertadores é pra fuder o calendário, fora que a conmebol não ia ter nada pra fazer no segundo semestre. e classificar pra libertadores é afundar de vez. seria pra dizer, de uma vez por todas, que a sulamericana é a segunda divisão da américa. sobre esse assunto, não vejo solução.

e sobre o inter... bom, quinta passada foi a primeira vez que eu vi um time ganhar de um estádio. se fosse eu e meus amigos jogando com a camiseta do boca, não interessaria. o jogo, pelo visto, foi contra a bombonera.

também achei demais dizerem que o grêmio foi épico ontem. mas depois de tudo o que disseram sobre o inter contra a bombonera, o grêmio 70% improvisado só podia ser épico, mesmo.

Leandro Fonseca disse...

Não sei se sou um dos torcedores influenciado pelo marketing colorado, mas eu acho legal que ganhemos a Sula. A marca do clube é mostrada noutros países, se ganharmos, disputaremos outra Recopa, etc.. O Boca, que é o maior campeão de torneios internacionais, conta suas Sulas no currículo. Acho que tem certo valor, sim. Mas acho, também, que poderia dar vaga pra Libertadores... Aí, sim!

Anônimo disse...

Importantíssimo ressaltar, que a Copa DA UEFA, não leva a Liga dos Campeões. Opino para que continue como está.

Pois bem, vamos aos prós da Copa Sudamericana:

a) Ajuda a fazer mais 1 time feliz;
b) Aqueles jogadores que são reserva dos reservas têm oportunidade de sagrar-se campeão e quem sabe fazer o gol do título;
c) Os juniores tem chance de mostrar seu futebol e com isso serem promovidos;
d) O inter poderá vencer várias edições, pois é o único time médio, que dá importância a competição;
e) O inter poderá tentar negociar 3sudamericanas por 1 libertadores perante os torcedores gremistas, em termos de "flauta". Para ver se iguala. De repente 4 por 1, temos que ver;
f) Por fim, também serve, para minimizar o fracasso de alguns times;

Faça um reserva feliz!

Cabe ressaltar, quanto a Copa Dubai. Que enquanto o inter se matava em campo, o jogador Figo, estava rindo, provavelmente do inter, que dava a vida. Ainda tem uma cena incrível, na qual um jogador do inter, dá um carrinho violento e o jogador da inter de milão olha para ele de braços abertos como quem diz: "calma cara, pega leve, isto é um amistoso."

Enfim, vou socorrer-me da velha frase: "Quem não tem cão, caça com gato."

vinícius disse...

stefan, tá aqui o gremista belicoso que tu sempre pediu. ahahahah

Anônimo disse...

aH, concordo com o Bruno que a copa sulamericana tinha q levar a libertadores. os times iam se mata. mas assim com tá é palhaçada, todo mundo botando reservas e juniores. O inter vai ganha certo, e não ganha esse ano, ganha ano que vem pq é o único time q da bola para o torneio em toda america do sul. dubai é piada.