sábado, 28 de junho de 2008

O Maior de Todos

Está chegando a hora. O Rio Grande vai parar neste domingo para assistir o Gre-nal número 370, o maior jogo de futebol do planeta. Podem me chamar de bairrista ou qualquer coisa parecida, mas não há melhor forma de adjetivar este jogo. Não existe clássico no planeta igual ao Gre-nal; não falo aqui, obviamente, em termos técnicos, mas sim na questão da paixão, do amor, da mobilização, da batalha.
É no Gre-nal que nós, gaúchos, exaltamos o que temos de melhor e o que nos torna diferenciado do resto do Brasil: a extrema valorização que damos pra terra que tanto lutamos para conseguir. É também no Gre-nal em que o antagonismo presente entre as duas torcidas torna o jogo ainda mais atraente; o vermelho contra o azul dá a impressão de que o mundo é divido entre essas duas cores, criando um espetáculo de uma beleza sem precedentes. É empolgante e só quem já viu um Gre-nal ao vivo sabe do que estou falando.
Nostalgias à parte, o clássico número 370 aponta o Grêmio como favorito, pelo melhor momento que vive. Apesar de recusar o rótulo, o Grêmio sabe que passa por uma boa fase, ao contrário do arqui-rival. Dividindo a liderança do campeonato com outros times, o tricolor está com um time azeitado, com uma forma de jogar definida e com a melhor defesa do campeonato. Por outro lado, o colorado está nas últimas posições. Parece perdido depois da saída de seus ídolos e o técnico Tite ainda procura a melhor formação para o time. O projeto do centenário colorado passa diretamente pelo jogo deste domingo. Uma vitória pode significar, além de um salto na tabela, uma motivação fora do comum. Todavia, uma derrota afundaria o Internacional numa crise não vista desde 2002 no Beira-Rio.
Neste momento, cabe parafrasear um famoso jogador, que uma vez disse, com distinta eloqüência: "Gre-nal é gre-nal e vice-versa". O que ele quis dizer com isso? Que em Gre-nal qualquer previsão é mera especulação. Dentro dessa lógica, o parágrafo anterior mostra-se como um chute no escuro, apenas uma teoria. Nas quatro linhas, tudo pode mudar, ainda mais em se tratando de Gre-nal. Entretanto, uma opinião deve se basear em fatos concretos, e foi o que eu disse ali em cima: se prevalecer a lógica, o Grêmio sairá vencedor. Vejamos o que o Gre-nal 370 tem para nos apresentar.
Em tempo: Ibsen Pinheiro disse uma vez: "Gre-nal arruma ou desarruma a casa". Será o caso deste domingo?

Um comentário:

vinícius disse...

será o caos deste domingo?