domingo, 8 de junho de 2008

Barack x John

Um americano decendente de quenianos está fazendo história nos Estados Unidos. Barack Obama será o primeiro negro a disputar as eleições presidenciais norte-americanas por um partido grande, o Democrata. A corrida presidencial na terra do Tio-Sam já foi assunto aqui no blog, sendo objeto, inclusive, de enquete, na qual Obama ganhou a preferência dos leitores.
Barack superou Hillary Clinton nas prévias democratas e agora tenta angariar o apoio da mesma
para uma super-chapa democrata, tendo Obama como presidenciável e Hillary como vice. A senadora nova-iorquina tem muita força política, não somente por seus méritos, mas também porque é mulher de Bill Clinton, o presidente mais admirado pelos norte-americanos desde Ronald Reagan. Uma eventual aliança entre Obama e Hillary tornaria a chapa democrata extremamente forte e entraria na disputa com grandes chances de vitória.
De qualquer forma, Obama terá um adversário duríssimo pela frente. O republicano John McCain já havia ganho as prévias do seu partido há muito tempo e estava apenas esperando para saber quem seria o seu adversário, a fim de preparar a melhor estratégia de campanha. Porém, nos últimos dias, estava cada vez mais claro que o embate Obama x McCain iria acontecer. Dentro desse contexto, o republicano já vinha concentrando seus ataques nos pontos fracos de Obama.
A eleição mais interessante dos últimos tempos está marcada para Setembro. Quem ganhar se tornará o homem mais poderoso do mundo e terá a difícil missão de tirar os Estados Unidos da recessão, acabar com os problemas no Oriente Médio e dar alguma esperança ao mercado internacional,dependente, ainda, da economia americana. Barack e John possuem idéias notadamente controvertidas em ambos os aspectos, diga-se, economia e política internacional. O mundo espera ansioso pelo desfecho do embate. Façam suas apostas.

Um comentário:

vinícius disse...

se o barry for eleito, quanto tempo será que leva até executarem ele?