segunda-feira, 21 de abril de 2008

Finais

Os estaduais (finalmente!) estão chegando ao fim. Tenho uma opinião muito peculiar sobre os campeonatos regionais brasileiros. Tirando o Paulista, que contém uma qualidade técnica de times superior, o resto dos campeonatos só serve para duas coisas: lesionar jogadores importantes e ludibriar os torcedores.
A primeira hipótese foi amplamente comprovada no jogo do Internacional do fim de semana. Os dois jogadores mais importantes do time no momento saíram lesionados de um jogo que já estava ganho: o super Alex, como já diria Marco Antônio Pereira, da Gaúcha, e o incansável Guiñazu.
A segunda hipótese pode ser comprovada pelo Grêmio e, menos fortemente, pelo Internacional. Na Azenha, a seqüência de bons resultados contra times inexpressivos fez com que seus torcedores acreditassem que o time tinha qualidade, enquanto era notório que a equipe carecia de melhores talentos, o que acabou se comprovando mais pra frente, diante de equipes médias (Juventude e Atlético-GO). Já no Beira-Rio essa situação se deu de forma mais branda, através das derrotas para Juventude e mais recentemente para o Paraná. Será o time colorado tão qualificado quanto todos pensavam antes? Somente os resultados dirão.
De qualquer forma, em São Paulo, Palmeiras x Ponte Preta farão a decisão. Me parece óbvio que o título irá para o Parque Antárctica: o time do Wanderley está jogando muito. Em Minas, o clássico Cruzeiro x Atlético decidirá o campeonato. No Rio de Janeiro, Flamengo x Botafogo (vão chorar desta vez?).
Por estas bandas, Internacional x Juventude irão decidir o Entreveiro Pampeano. O Colorado treinou domingo no Beira-Rio contra o Caxias e estava só esperando a definição do adversário. Em Santa Maria, contrariando as previsões de muitos (inclusive a deste que vos humildemente fala), o Juventude impôs-se sobre o Coloradinho e contruiu uma expressiva vitória de 4 x 2, fazendo jus ao fato de ter eliminado o Grêmio na fase anterior. Será uma final empolgante. Sendo clássico ou não, a rivalidade está aí. Magrão queria o Juventude; pois, agora, terá a oportunidade de, junto com os seus colegas, provar ao Rio Grande do Sul que as estatísticas não mentem: o Internacional é touca do Juventude!

Nenhum comentário: